A Dielmar SA – Indústria de curtumes localizada em Alcains., tem sido acompanhada nos últimos anos pela DELAB – Energy Efficiency & Green Power com o objetivo de reduzir os respetivos consumos de energia. O sucesso deste acompanhamento traduziu-se na continuidade dos nossos serviços prestados por mais 8 anos, através da prestação de serviços de Auditoria Energética, bem como o Controle de Execução e Progresso do Acordo de Racionalização dos Consumos de Energia (ARCE).
No ano de referência, 2009, verificou-se que a instalação da Dielmar apresentava um consumo energético global de energia primária superior a 500 tep, enquadrando-se na categoria de Consumidor Intensivo de Energia, encontrando-se por isso no âmbito de aplicação do SGCIE – Regulamento dos Sistemas de gestão dos Consumos Intensivos de Energia (Decreto-Lei n.º 71/2008 de 15 de Abril).
Desse modo foram realizadas um conjunto de ações enquadradas no âmbito do SGCIE tendo em vista a aprovação do Plano de Racionalização do Consumo de Energia (PREn) para a instalação da Sociedade Industrial de Confeções Dielmar, S.A., localizada no Largo do Chafariz Velho, em Alcains.
Como resultado dos trabalhos de Auditoria Energética e de elaboração do PREn foram estabelecidas as metas de redução dos diferentes indicadores para um período de 8 anos (2010/2017), tendo sido definidas metas para cada um dos anos de vigência do Acordo de Redução dos Consumos de Energia (ARCE).
O consumo total anual de energia atual é inferior a 500 tep, logo sem obrigatoriedade de pertencer ao SGCIE, no entanto, a manutenção no SGCIE permite continuar a usufruir das isenções na aquisição de produtos petrolíferos (Isenção do ISP) e do Consumo de Eletricidade (IECE) mas também candidatar-se a incentivos exclusivos a aderentes ao SGCIE, como por exemplo os relativos aos Avisos 13, 19 e 22 do Fundo de Eficiência Energética, publicados nos últimos anos.