No âmbito do POSEUR, encontra-se em aberto o Aviso-Concurso destinado ao Apoio a projetos de produção de gases de origem renovável para autoconsumo e/ou injeção na rede.

O PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos pretende contribuir especialmente na prioridade de crescimento sustentável, de modo a responder aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos e na promoção de maior resiliência face aos riscos climáticos e às catástrofes.

O presente aviso irá servir de apoio à produção de hidrogénio verde e outros gases renováveis, no valor de 40 milhões de euros. No total serão 200 milhões de euros — 40 milhões por ano até 2025 — para incentivar a produção de gases renováveis para injeção na rede nacional.

Âmbito:

  • Projetos de produção de gases de origem renovável, na aceção da alínea bb) do artigo 3.º doDecreto-Lei n.º 62/2020, de 28 de agosto, referentes ao desenvolvimento e teste de novas tecnologias,para autoconsumo e/ou injeção na rede (com TRL igual ou superior a 6);
  • Projetos de produção de gases de origem renovável, na aceção da alínea bb) do artigo 3.º doDecreto-Lei n.º 62/2020, de 28 de agosto, com tecnologias testadas e que não estejam ainda suficientementedisseminadas no território nacional, para autoconsumo e/ou injeção na rede.

Os projetos de produção de gases de origem renovável devem-se enquadrar nas seguintes técnologias:

Tecnologias de produção de hidrogénio:

  • Eletrólise (processos eletroquímicos e fotoeletroquímicos);
  • Processos termoquímicose hidrotérmicos (gaseificação e pirólise);
  • Processos biológicos (biofotólise e fermentação)

Tecnologias de produção de biometano:

  • Enriquecimento de biogás da digestão anaeróbia de materiais biomássicos(não incluia produção do biogás).

Tecnologias de produção de gases sintéticos renováveis:

  • Metanação (hidrogénio renovável combinado comdióxido de carbonoreciclado)

Beneficíarios:

  • Organismos da Administração Central e Setor Empresarial do Estado;
  • Autarquias locais e suas associações;
  • Empresas de qualquer dimensão e setor de atividade;
  • Comunidades de Energia Renovável (CER).

São elegíveis as operações localizadas em todas as regiões NUTS II do Continente.

Financiamento:

O apoio reveste a natureza de subvenção não reembolsável, sendo correspondente a uma taxa máxima de apoio, que incide sobre as despesas elegíveis, de 85%. A dotação máxima do Fundo de Coesão afeta ao presente Aviso é de 40 milhões de euros , sendo a dotação máxima, por operação e por beneficiário, de 5 milhões de euros.

Período para submissão de candidaturas:

18 de dezembro de 2020 – 30 de abril de 2021, às 18h00

Neste sentido, a DELAB – Energy Efficiency & Green Power tem ao dispor uma equipa de consultores com competências consolidadas a nível de assessoria, aptos para preparar candidaturas de curto prazo ao concurso do POSEUR. Juntos caminharemos para uma economia com baixas emissões de carbono.

Contacte-nos!